segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Camaleão




Camaleão


Pelas barbas de Santo Inácio
Este camaleão, minha gente
Tal qual o outro foi ao palácio
Falar com o Presidente.

O de outrora envaidecido
Trocou ideias com a nobreza
Deixando o povo estarrecido
Diante de tamanha proeza.

O de agora ficou decepcionado
Ao ver uma corja de ladrão
Governando seu país amado
Levando-o a rápida destruição.

Do palácio saiu em disparada
Na folhagem se camuflando
Para traz uma breve olhada
Sua repugnância expressando.

Assim, triste e desanimado
O camaleão partiu da cidade
Com dó do humano roubado
Nos direitos e na dignidade.


Nota: Esta poesia foi inspirada na imagem do 3º Botando a cabeça para funcionar da amiga Chica, era minha participação, porém, houve contratempos e não postei no prazo estabelecido, pois já saiu a 4ª edição, então, como está fora do prazo não coloquei o selo e estou partilhando neste espaço.

11 comentários:

Poesia do Bem disse...

Um lindo poema que vale a pena ser lido em qualquer tempo. Saudades de vc! Iniciamos as aulas hoje por aqui também, mas em qualquer brecha que eu for a Currais aviso pra gente se ver ao menos num café

chica disse...

teste

chica disse...

Adorei! Levei pra lá o teu link! Sempre é tempo pra coisas legais por lá! beijos, tudo de bom,chica e obrigadão!

Antenor Rosalino disse...

Que bela expressividade, Lucia! O contexto retrata, analogamente, com precisão e muito acerto, a indignação da grande maioria dos brasileiros ante a corrupção que tomou conta de quase todos os segmentos da nossa política. Meus efusivos parabéns e um grande abraço.

Larissa Santos disse...

Belo poema, porém tenho pânico a estes bichos :) :/

Hoje: - Magia sem sumo
.
Bjos

Votos de boa Terça-Feira

silvioafonso disse...

Lúcia. Só você para causar
na gente tamanho reboliço.
Por exemplo; Estou aqui para
falar do pavio que você
acendeu com o comentário
que deixou na minha página
e no entanto dou de cara com
essa beleza de texto. Você,
criatura, é, a partir de
agora, a minha poeta pre-
ferida. (Junto com as outras),
mas é.

Beijos e risos...

silvioafonso



.

Maria Rodrigues disse...

Lindo, inspirado e brilhante poema.
Pobre camaleão, tão desiludido ficou.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Que grande inspiração poeta mor! Parabéns amiga!
Muito bom e deve mesmo ser lido e relido!
Bjss!

BIBLIOTECA MADRE ÓDILA MAROJA disse...

Querida lúcia, sempre criativa em suas participações. Parabéns! Grata pela visita e o cementário. Foi muito importante seu incentivo, a aluna Thay, ela leu, amou, ficou feliz e agradecida. Obrigada, abraços

Delicadezas da Mãe Natureza disse...

Uma participação muito bem elaborada.
Gratidão pela presença e cainho lá nos blogs.
Uma quinta-feira com muitas energias positivas.
Abração com carinho

Ana Freire disse...

Tem tanto político camaleão... que já será considerado concorrência desleal, em relação, aos bichinhos de verdade...
Uma belíssima inspiração... que aponta grandes verdades... sem camuflagens!...
Beijinhos! Feliz semana! Finalmente passando de novo por aqui, após umas semanas, em que a disponibilidade faltou... resolvendo um problema de saúde da minha mãe, felizmente já aos pouquinhos ultrapassado!
Tudo de bom!
Ana